Livro do Plano Nacional de Leitura que nos fala de uma história muito linda que fez nascer uma amizade entre o lobo e uma ovelhinha que, à primeira vista, seria impossível.
Apresentamos:
- um dos recontos da história, feitos na turma.
A ovelhinha que veio para jantar
Certo dia um lobo velho muito esfomeado começou a pensar que era outra vez sopa de legumes e começou a imaginar que ia comer um borrego.
Para seu espanto “ truz, truz…” Alguém batia à porta. Era uma ovelhinha que lhe perguntou se podia entrar. O lobo disse-lhe que sim, que a casa era dela.
Ele era um lobo velho, muito matreiro…
Quando olhou para a ovelhinha ela estava a tremer, então decidiu pô-la à lareira e começou à procura da sua melhor receita de borrego.
Quando estava para a comer viu que não era o único a ter fome e resolveu dar-lhe uma cenoura. A ovelhinha come tão rápido que ficou com soluços. O lobo não sabia como pará-los, por isso, resolveu abanar a ovelhinha mas não obteve resultados. Decidiu então virá-la de cabeça para baixo, o que também não foi boa ideia. Por fim, resolveu andar com ela à roda.
A ovelhinha acabou por adormecer ao colo do lobo e ele pensou logo em comê-la, uma vez que ela não ia dar por nada, mas ela estava a abraçá-lo e ele ficou emocionado.
Quando se preparava para a morder ela deu-lhe um beijinho Ele ficou com pena dela e mandou-a embora, mas não antes de lhe dar um agasalho.
A ovelhinha bateu à porta e implorou para entrar. O lobo não ligou, até que tudo ficou em silêncio.
Algum tempo depois o lobo começou a pensar nos perigos da floresta. Arrependido foi à procura dela mas não a encontrou.
Desanimado regressou a casa e encontrou a ovelhinha à sua espera. Abraçaram-se, o lobo prometeu que não a comia e juntos foram comer uma sopa de legumes.
Laura Jesus
- Uma Banda Desenhada da autoria do aluno Rafael Farelo